sexta-feira, 12 de agosto de 2011

P U R G A T Ó R I O ?

Após anos de dúvidas  em alguns textos da Palavra, finalmente me veio às mãos um livro de um fiel servo do Senhor que muito me esclareceu.

À primeira vista parece até heresia, "soa muito estranho aos ouvidos". Não estamos acostumados com tais explicações pois, fomos doutrinados, quanto a este assunto que vamos repartir, sem conferir pessoalmente e criteriosamente na Palavra como os Bereianos. Mas, depois de "ruminar", "mastigar" o conteúdo, conferindo as passagens bíblicas, comparando texto e contexto, cada vez mais o "quebra-cabeça" vai se formando, encaixando as peças e surgindo o quadro final que tanto desejamos ver. 

Sou apenas uma estudante da Bíblia com verdadeiro desejo de vivê-la em realidade como o Senhor Jesus requer; meu intuito não é especulá-la e sim compreender, com maturidade, o que nosso Mestre quer que saibamos para ter "as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem quanto o mal" (Hb 5:14). É bom então passar à frente o que aprendi para que os irmãos tenham, como eu, oportunidade de examinar melhor este tema.  

Vocês, meus queridos irmãos, podem apenas ler em suas Bíblias, dez, vinte, trinta vezes cada texto citado abaixo, chegando `as suas próprias conclusões. Não precisam considerar as minhas; basta meditarem com perseverança e determinação em cada porção da Palavra, pedindo ao nosso Professor por excelência, o Espírito Santo de Deus, que  os instrua na Verdade, tão somente Nela.  Vocês  verão que jorrará no  interior o entendimeto claro do que Jesus quer nos contar a respeito de "cousas ocultas que não sabemos" ( Jr 33: 3) mas, precisamos saber, senão o Senhor nos dirá: "Errais não conhecendo as Escrituras..."( Mt 22: 29).

Passarei a registrar aqui os diversos versículos que me inquietavam por não ter uma explicação clara quanto ao real sentido deles.

Mateus 5: 21 a 26 - É um texto que fala dos da família da fé. A palavra irmão é usada muitas vezes. Fala de uma prisão para se ficar até que a dívida seja paga. Essa dívida não é monetária e sim espiritual, quando o valor desta é em "cifra" perdão. A explicação que me davam, e eu a repassava, é que esta prisão é emocional, perda da paz, até que se retrate com o irmão. Seria  apenas isto mesmo?    

 
Mateus 5: 29 e 30. Sabemos que a Bíblia foi escrita para nós que a lemos, como luz para os nossos caminhos, e não para o ímpio que não a lê. Jesus nos adverte a "amputarmos" qualquer situação (tropeço) que nos dê prazer aqui neste mundo e ao mesmo tempo nos afaste Dele, pois corremos o sério risco de ir para o inferno, em corpo ( após ressurreição), se persistirmos na desobediência. Se a Palavra é para salvos, como há o risco de ir para o inferno? Essa era a minha dúvida também.

Mateus 13: 47 a 50 - Nesta parábola Jesus nos mostra o mesmo contexto de outras que veremos à frente. A separação qualitativa, bons e ruins, bons e maus, néscias e prudentes, está sempre imperando para entendermos a necessidade de seriedade para com Ele e tudo o que diz respeito ao Seu reino. Do contrário, há uma consequência danosa constante  nas  falas do Mestre: inferno, trevas, fornalha acesa, choro e ranger de dentes.
Reparem que ainda ficou peixe no mar. Os recolhidos ( eleitos ),de toda espécie, até que se enchesse a rede ainda serão separados. A explicação do Mestre, "Assim será..." leva-nos a entender que muitos vem para o Evangelho de Jesus mas, nem todos O seguem com verdadeira devoção, daí receberem a "recompensa" na consumação do século, até que aprendam a valorizar o Presente da Salvação, Jesus Cristo. 

Mateus 18: 23 a 35 - Esta parábola nos fala de um acerto de contas de um rei com seus servos. Jesus a  encerra dizendo para entregar o malvado servo aos verdugos ( pois foi perdoado de uma grande dívida para com o rei e não perdoou uma pequena de seu conservo), até que pague toda a dívida. No vs 35 Jesus diz: "Assim também, meu Pai Celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão". Creio que  está bem explícito que, no tribunal de Cristo, corremos o risco de sofrer uma punição, por um tempo determinado, ATÉ QUE paguemos nossa dívida com Deus, o Pai. A menos que... a parábola seja apenas uma "historinha"... não sendo necessário levá-la tão a sério.  


Mateus 22: 11 a 14 -  Esta é a parábola das bodas. Diz respeito ao arrebatamento (ressurreição) da Igreja. Na feliz reunião havia alguém sem vestes apropriadas para o momento, por isso foi impedido de ali permanecer; teve um destino triste e horripilante. Esta passagem não nos lembra  as anteriores? É como alguém, por exemplo, que parte desta vida, após receber o perdão de Deus, retendo perdão para o irmão. Ele não está devidamente vestido no que diz respeito às vestes espirituais; ele não lançou de si o que o fazia tropeçar, não se "amputou". Por não se preparar devidamente para  o encontro com o Senhor, não poderá permanecer em Sua Presença, e assim terá sua punição como o Senhor nos tem falado repetidamente. 
No vs 14 diz: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos", entendemos que  muitos dos chamados não estão correspondendo a tão grande salvação enquanto poucos estão sendo recíprocos ao amor de Deus. Estes  reinarão com Cristo pois foram fiéis ao chamado e Àquele que os chamou. Aqueles não reinarão, estarão longe da doce Presença do Senhor. 


Mateus 25: 1 a 13 - A parábola das dez virgens. Não podemos ignorar que TODAS eram virgens, as dez. A metade delas estava preparada para a chegada do Noivo mas a outra metade NÃO. Não entraram na festa, e o mais triste é ouvir do Noivo: "NÃO VOS CONHEÇO". Podemos dizer que estas nada tinham a ver com os do Senhor? Não! Elas eram também virgens. Também tinham lâmpadas com azeite que foi se esgotando. Como nos textos anteriores, estas também foram negligentes, não fizeram a devida preparação para  encontrar com Aquele a "quem teremos de prestar contas". ( Hb 4: 13). Sofreram a triste consequência do descaso: apartadas do Noivo.

Mateus 24: 45 a 51 (Lucas 12: 35 a 48) - É  um contraste entre um servo fiel e prudente e um mau servo que não aguarda com responsabilidade o regresso de seu Senhor. Seu destino será com os hipócritas, onde há choro e ranger de dentes.  

Mateus 25: 14 a 30 - A parábola dos talentos. Vemos que todos aos quais o senhor confiou seus bens eram servos. Um deles escondeu o que recebeu, não desenvolveu, não progrediu, muito menos se interessou em conhecer o seu senhor, imaginou-o erroneamene e assim sofreu as consequências de seu pouco caso.  Seu destino  é mui triste, é o do servo inútil: perder o que ganhou e ser lançado fora da presença de seu Senhor, onde há choro e  ranger de dentes. Tem muita semelhança com todos os outros textos anteriores, não é mesmo?

Marcos 4: 21 a 25 - Como é sério o que Jesus nos alerta: "...o que não tem, até o que tem lhe será tirado". Tratemos de desenvolver nossa salvação com temor e tremor. Não fiquemos fiados que uma vez salvos, sempre salvos, pois poderá haver um período horrendo de disciplina para que se aprenda a dar o devido valor no Presente (JESUS), concedido por Deus. Se não valorizarmos esta tão grande salvação, como escaparemos?   ( Hb 2: 3)

Lucas 12: 35 a 48 - Jesus nos fala do servo vigilante que será recompensado pela sua fidelidade e prudência. Fala também do servo indolente, que tendo a função de mordomo, ou seja, outros sevos sob sua responsabilidade, não dá importância ao cargo. Este, após o juízo, será castigado. O Senhor acrescenta a informação sobre muitos açoites ao que sabia da vontade de seu Senhor e não se aprontou. A esse muito foi dado, ou seja, alcançou uma posição de confiança, um líder, e por isso muito se lhe foi pedido. Poucos açoites àquele que não soube a vontade de seu Senhor e fez coisas dignas de reprovação.
 Eis aí a Justiça do Senhor em Seu julgamento. Tudo Ele faz perfeito e com retidão. A recompensa ou punição serão  proporcionais à oportunidade que se teve de conhecê-Lo enquanto peregrinos neste mundo.

Lucas 13: 22 a 30 -  Jesus fala claramente que devemos esforçar por entrar pela porta estreita. Ele não nos engana quanto à dificuldade da caminhada com Ele. Os que pensam que podem, irresponsavelmente, seguir Jesus, estão muito enganados. Serão lançados fora em um lugar de choro e ranger de dentes.


Lucas 19: 11 a 27 -   A parábola das minas. Da mesma forma, Jesus alerta sobre a condenação (v 22), como já vimos anteriormente, daquele que desconhece ao seu Senhor ( v. 21) e nem mesmo se interesssa em conhecê-Lo melhor. O senhor da parábola foi generoso doando de seus bens. É nosso Jesus, doando igualmente de Seu Espírito a nós, para O glorificarmos. Mas há aqueles que "estacionam" na caminhada, se tornam infrutíferos e, infelismente, receberão a dolorosa "recompensa".
Notamos também a diferença de tratamento com os INIMIGOS do nobre homem. Estes foram EXECUTADOS,  o que é diferente do castigo imposto ao servo mau. 

 João 5: 28 e 29 - Jesus nos fala sobre a ressurreição dos mortos no arrebatamento. Nesta ocasião acontecerá o tribunal de Cristo, somente para os da família da fé, os eleitos, quando os que tiverem feito o bem, ressuscitam para a vida mas, os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Todos os textos que vimos acima então neste contexto. Os que não responderam de forma grata a tão grande salvação, foram maus servos, serão julgados e punidos de forma justa, conforme  a dívida com o Senhor.  "...muitos açoites..., poucos açoites...", apartados da maravilhosa presença de Cristo, em um lugar de terrível tristeza pela ausência do SOL DA JUSTIÇA, JESUS. Daí as figuras que o Mestre usa: ranger de dentes, fogo inextinguível, verme não morre, trevas, inferno.

João 15: 2 e 6 -  Jesus nos diz que todo ramo que ESTANDO NELE, não der fruto, Ele o corta... No verso 6 diz "Se alguém não PERMANECER em Mim, será lançado fora...e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam". Se o ramo esteve Nele é porque  teve parte com Ele mas não sugou de Sua seiva, não se alimentou devidamente de Quem poderia nutri-lo, assim foi secando e por fim cortado e queimado. A mesma figura, usada em textos anteriores, do fogo como juízo.

I Coríntios 3: 10 a 15 - Paulo nos instruindo sobre um único fundamento: CRISTO JESUS e líderes espirituais construindo sobre este Fundamento. Vemos que aqueles que edificaram, tão preciosa construção, com material inapropriado como madeira, feno e palha, serão julgados com fogo, sofrerão dano mas serão salvos, enquanto que os bons costrutores receberão galardão.  Após termos vistos textos e contextos anteriores, agora podemos entender melhor o que o apóstolo Paulo nos diz.  

I Coríntios 11: 31 e 32 - Paulo nos adverte que se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. O cristão que não desenvolve sua salvação e é até capaz de participar da mesa do Senhor, a ceia, sem discernir o Corpo de Cristo,indolentemente, se torna réu ( v 27), e será por isso julgado após a ressurreição do corpo.  "Mas quando julgados somos DISCIPLINADOS pelo Senhor para não sermos condenados com o mundo".  O período de disciplina é justamente a misericórdia de Deus para que nao sejamos eternamente afatados Dele como o mundo o será.

Hebreus 3: 12 a 15 - Esta Palavra é bem esclarecedora quanto a nossa participação ativa em fidelidade para com o Senhor. Somos participantes de Cristo SE guardarmos ATÉ O FIM a confiança. O "Hoje, se ouvirdes Sua voz..." é o Hoje agora,  Hoje já, Hoje constante até o último suspiro de nossa vida aqui neste mundo. Não é apenas o dia de nossa conversão. Se não permanecermos Nele...as trevas nos esperam.   

Hebreus 6: 4 a 8 - O autor nos orienta sobre alguém que se tornou participante de Cristo, como lá em João 15: 2 e 6, e o compara à terra que recebe frequentemente a chuva (regado pelo Espírito). Em vez de responder com bons frutos, responde com espinhos e abrolhos. Qual a consequência? É rejeito, maldito e seu fim é ser queimado. Caiu da Graça (6: 6 e 4: 11), mas não perde a salvação. Será julgado, como já vimos, até pagar sua dívida.

Hebreus 10: 26 a 31 - "...deliberadamente em pecado, depois de ter recebido o PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE". O que, alguém como na condição  acima, pode esperar? "Expectação horrível de juízo e fogo vingador..."; "...o Senhor julgará o SEU POVO" ( v. 30).

Apocalipse 2: 11 - Jesus está  alertando a Igreja de Esmirna  para ser fiel até à morté física, se fosse necessário, para receber a coroa da vida. Diz também que o vencedor não sofrerá o DANO da segunda morte. Sabemos que a segunda morte é ser banido da Presença de Deus eternamente, o lago de fogo ( Ap 20: 14). O DANO dela é ser banido, por um tempo, no inferno, da Presença Dele, onde há choro e ranger de dentes, como já vimos anteriormente. 

Apocalipse 3: 1 a 6 - Jesus está falando à Igreja de Sardes. No verso 4 Ele fala sobre pessoas que ainda não contaminaram suas vestiduras e portanto terão sua recompensa: andarão de branco com Ele. Mas, nas entrelinhas, entendemos que outras que tinham vestiduras brancas não mais as tem  e sim contaminadas. O Senhor virá repentinamente CONTRA ELAS ( v. 3). São dois grupos de pessoas dentro da igreja: as que são fiéis e as que não permaneceram em fidelidade a Cristo e daí estarem com as vestes sujas.

Mateus 7: 15 a 23 -"Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai...". Nos é dito em  Apocalipse 20: 1 a 6 que a Igreja reinará com Cristo por mil anos. Este é o Reino do Senhor onde muitos não vão poder tomar parte. Tarde demais perceberam quão triste foi viver a vida cristã despreocupadamente, descomprometidamente. Não produziram o devido fruto como era esperado deles, ao contrário, produziram espinhos e abrolhos. Este texto de Mateus, mais uma vez, nos diz que serão apartados do Senhor os que praticam iniquidade. O v 19 confirma o texto de João 15: 2 e 6, já citado acima: "toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo".  

Mateus 12: 32 - Jesus diz sobre o pecado contra o Espírito Santo, o único que não terá perdão nem neste mundo nem no porvir. Então, podemos entender que o período de tratamento do Senhor, ou seja,as trevas, o ranger de dentes, o fogo, o choro, como Ele mesmo falou, na vida daqueles que foram desobedientes na caminhada cristã, é por tempo determinado e para haver, no fim, o perdão, pois o dom de Deus, a salvação,  é irrevogável.

Por que a igreja Católica "criou" o Purgatório? Porque ela tomou VERDADES  do Evangelho do Senhor e  as comercializou. Ela deturpou, adulterou os ensinos dos apóstolos. A Palavra está tão clara, explícita, quanto a uma DISCIPLINA do Senhor quando no julgamento do Tribunal de Cristo.  Mas, transformar as revelações de nosso Mestre em lucro financeiro é realmente absurdo e herético. 
Nós, os da reforma, abominamos o purgatório e ficamos então no outro extremo? Uma vez salvo, sempre salvo? É verdade! Mas, não podemos omitir o que Jesus declara quanto ao julgamento de nossa conduta após abraçarmos a salvação que Ele,  ao preço de Sua humilhação, dor, vergonha, sofrimento e morte, nos concede GRATUITAMENTE. Se formos responsivos a tão grande salvação teremos galardão mas, se ao contrário, como as virgens néscias, os servos maus dos talentos e minas, etc, formos negligentes, há a expectativa horrível de juízo e fogo, ( Hb 10: 27). 

Esta palavra não é para nos desanimar. Pelo contrário, é para nos incentivar a correr, o melhor que pudermos, a carreira cristã. Com alegria, com determinação, abandonando todo peso e pecado, não tirando os olhos do Alvo: Jesus nosso Senhor! Amando os irmãos, a comunhão com eles, exortando-nos dia após dia. Enfim, não amando o mundo e sim o Senhor e Seu reino, consequentemente daremos bons frutos para a glória Dele. 

Como disse no início. Não precisam levar em conta as minhas considerações. Prestem atenção somente no que Jesus nos diz. Leiam e releiam, muitas vezes, tão somente os textos acima. Fiquem com a Bíblia, a Palavra inerrante de Deus. Isto basta!

Espero que não precisemos de outro "Lutero" para nos fazer relembrar verdades esquecidas , para não dizer omitidas, da Palavra do Senhor. A Bíblia está exposta confortavelmente diante de nossos olhos. Leiamos então. 

Que Deus nos abençoe e seja misericordioso para conosco! Amém!!! 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog minha irmã! Desde já peço sua autorização para publicar alguns posts seus no SOLI DEO GLORIA. Grande abraço a Sra, e ao Rev. Antonio, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir