sábado, 26 de fevereiro de 2011

"O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A..."

É tão bom quando conseguimos aprender da Palavra mais um pouco.

As parábolas do joio, do grão de mostarda e do fermento ficaram enriquecidas em meu coração depois que entendi algo mais nos respectivos textos. (Mateus 13: 24 - 33)

Todas as três parábolas dizem respeito ao reino de Deus. Estão em sequência no referido capítulo.

Começando com a parábola do joio, é simples entender que este NÃO É a boa semente. O  trigo faz parte do reino de Deus mas, o joio é um "intruso" semeado por um inimigo, não tem o caráter do reino e sua permanência junto ao trigo, é suportada por um tempo; será finalmente colhido e queimado. 

Na parábola do grão de mostarda vemos o mesmo raciocínio da anterior. O reino de Deus se inicia com uma pequena semente de ótima qualidade, boa semente. Ela cresce, se espalha, maior que as hortaliças. Quem é agora o intruso? As aves que se aninham nos ramos da mostarda.

Da mesma forma a última parábola. Quem é o intruso? O fermento na boa farinha que a leveda e contamina.

Que Jesus quer nos ensinar? Ele quer confidenciar o que acontece em Seu reino enquanto este se espalha aqui na terra. O Senhor sabe dos ardis do inimigo e quer nos alertar para termos discernimento das coisas espirituais.

Se observarmos a história da Igreja do Senhor compreendemos claramente o que o Mestre já previamente nos contou.

Seu reino aqui na terra, começou com a BOA e pequena semente, que é Ele mesmo; caiu na terra e produziu muito fruto.  O evangelho foi se propagando através do tempo e se disseminando às outras nações: "...Jerusalém, Judéia, Samaria e até aos confins da terra". À medida que ele se expandia, a contaminação (joio, aves, fermento) também ia acontecendo. O próprio apóstolo Paulo, na igreja primitiva já alertava os irmãos quanto aos falsos pastores. (At 20: 29 a 31). 

Podemos nos lembrar quando o imperador Constantino resolveu se tornar cristão e impôs o cristianismo ao império. Quanta mistura, falsidade, mentira, engano se infiltraram na pureza do evangelho. 

Veio a sofrida reforma. Mas, ao longo dos séculos, quanta heresia deu início a novas denominações "em nome de Jesus"; nos dias atuais, somos testemunhas dos absurdos que se propagam "em nome Dele". Tudo isto é: joio, aves e fermento.

O Senhor da seara é totalmente sábio. Ele não é pego desprevenidamente. Vem o momento de tudo esclarecer.

O joio não é o reino, somente o trigo o é. As aves não são o reino, somente a árvore o é. O fermento não é o reino, somente a farinha o é. Se eles não são o reino, o que são então? São os escândalos, são os que praticam a iniquidade. "Mandará o Filho do homem os seus anjos, que ajuntarão DO SEU REINO todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes." Mt 13: 41-42. Nós, cristãos autênticos, somos rodeados de falsos irmãos que estão em nosso meio mas não são dos nossos . Eles só fazem denegrir o evangelho com o mal testemunho, mal caráter. Desfrutam das vantagens do reino (aves na mostarda) mas, rejeitam o evangelho de cruz.

Jesus disse, certa vez, que o reino não viria com visível aparência e sim estaria dentro de nós. (Lc 17: 20 e 21). Os verdadeiros súditos deste maravilhoso reino somos nós, que promovemos as ordenanças do Rei e nos esforçamos por corresponder a tudo o que Ele nos tem ensinado, procurando praticar Sua vontade soberana.

Que Deus nos abençoe para sermos os justos, os quais resplandecerão COMO O SOL, no reino de nosso Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.( Mt 13: 43)

    Amém!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário