segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"...PELO MEU NOME, O SENHOR, NÃO LHES FUI CONHECIDO." Ex 6: 3

Já repararam nas Escrituras, como Deus dá importância ao nome? Creio que só na eternidade saberemos em plenitude o porquê.

Nosso entendimento é superficial para compreendermos a  profunda razão de Deus enfatizar o Nome Dele (que são muitos e muitos) e também de Seus servos. 

Ele se ocupou em mudar os nomes de patriarcas e discípulos após uma profunda experiência com Ele. Exs: Abrão (Abraão), Jacó (Israel) , Simão (Pedro), Saulo (Paulo) e até Sarai (Sara). 

Sabemos que o nome designa uma pessoa; ele a identifica.

Uma das promessas do Senhor é nos dar um nome novo o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. ( Ap 2: 17 ). Por algum motivo, hoje ainda desconhecido de nós, ganharemos um nome como prêmio. Vai ser um segredo entre Deus e seus servos. Que lindo!!!

Mas, e o Nome do Senhor? Ao longo dos milênios,  a Palavra nos vai contando, aos poucos, como Ele se chama.

Aos patriarcas Ele contou que se chamava: "DEUS ALTÍSSIMO,o que possui os céus e a terra" ( Gn 14: 18 e 22); "TODO PODEROSO" Gn 17:1;  35:11; "DEUS ETERNO"(Gn 21:33);  a Moisés e o povo de Israel: "EU SOU O QUE SOU" (Ex 3: 14) e também Ele quer ser chamado de "O SENHOR".

Na oração sacerdotal em João 17, Jesus está satisfeito em ter manifestado o Nome do Senhor aos seus discípulos. No verso 26 Ele ora dizendo que fez conhecer o Nome do Pai e ainda o faria conhecer, para que o amor Dele estivesse em nós.

Na verdade todos os Nomes do Senhor se resumem na Pessoa de Cristo Jesus. Ele é a exata expressão de Deus (Hb 1: 3). Jesus, ao Se revelar como vindo de Deus e sendo o próprio Deus, apresenta todo o caráter do Senhor em Si mesmo. Ver Jesus é ver o Pai (Jo 14: 9). A cada dia, no convívio com os discípulos, o Mestre apresentava um nome novo do Pai. "Quem é este que até o vento e o  mar  lhe obedecem?" É o TODO PODEROSO!  "Alimentou mais de cinco mil pessoas..." É o DEUS PROVERÁ. "Antes que Abraão existisse Eu sou." É o DEUS ETERNO, é o EU SOU O QUE SOU. 

É importantíssimo que nos identifiquemos com o Nome do Senhor. Isto só se dá na comunhão e intimidade com Ele através da oração e leitura assídua da Sua Palavra. É o Seu Santo Espírito que nos revela quem Ele é. Quanto mais conhecemos Seu Nome mais nos apegamos à Ele, mais O amamos e vemos quão maravilhoso é o nosso Deus.

Jesus, o cavaleiro que se chama FIEL E VERDADEIRO, ainda tem um NOME que ninguém conhece, senão Ele mesmo... também se chama o VERBO DE DEUS,...e também 

REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Apocalipse 19:11 a16 






Nenhum comentário:

Postar um comentário