segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BATISMO INFANTIL?

Já li o Novo Testamento muitas vezes.

 Sou leiga quanto ao hebraico, grego e outras línguas mas, creio que sei interpretar textos no meu idioma.

Logo que aprendi a ler, já lia a Bíblia pois, minha mãe me ensinava as Escrituras e me conduzia à Escola Dominical onde minhas meigas professoras me orientavam na Palavra.

Na adolescência me entreguei a Jesus de forma mais responsável e hoje, com 53 anos, tenho uma leitura assídua deste Livro singular que me orienta, dirige, consola, edifica, exorta.

Tenho procurado um texto, pelo menos um,  no N.T. que,justifique o batismo infantil e não o encontro.  Pelo contrário, encontro textos que me convencem que tal batismo é iniciativa de homens e não ORDEM DIVINA.

Sei do "Pacto da Graça" mas,  neste pacto,  o Senhor não ORDENA o batismo de crianças pela fé dos pais. A única ORDEM que encontro quanto ao batismo com água é para o indivíduo que crê. Sabemos muito bem que criança não tem,ainda,capacidade de crer.

Se o argumento favorável ao batismo é a circuncisão no Velho Testamento, Deus também não seria ENFÁTICO em ORDENAR este ritual no N. Testamento? Temos que DEDUZIR que esta é a Sua vontade? Sim, deduzir, pois não há nenhuma Palavra,nem do Mestre, nem dos apóstolos quanto a esse rito. Na instituição da circuncisão há 6 versículos ordenando esta prática. Gn 17:14 diz: "O incircunciso, que não for cincuncidado na carne do prepúcio, essa vida será ELIMINADA do seu povo; quebrou a minha aliança." Se é ordem o batismo infantil, aonde está um versículo com tamanha evidência da exigência de Deus?

Todas as ORDENANÇAS Dele não são claras? Batismo, Ceia, Amor a Deus e ao próximo, etc?

Em João 4: 1 e 2 é nos dito que Jesus batizava discípulos, não Ele mas,os seus discípulos. Quando lhe trouxeram crianças não se fala que elas eram batizadas e sim ABENÇOADAS: "Traziam-lhe também as crianças, para  que as TOCASSE (Lc18:15) "...para que lhes impusesse as mãos e orasse..." (Mt 19: 13); "...tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos,  as abençoava." (Mc 10: 16)

Em Atos 8: 12 nos é narrado que assim homens como mulheres iam sendo batizados. Não seria um bom momento para dizer que também crianças eram batizadas? Estas foram citadas quando na multiplicação dos pães: "E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e CRIANÇAS".(Mt14: 21)

Outro argumento da nossa estimada igreja é a citação de At 2: 39. Pedro não está falando de filhos crianças e sim da geração seguinte. A promessa referida é a de receber PERDÃO de pecados e o dom do Espírito Santo aos que se arrependessem.

Neste assunto, nossa querida Igreja Presbiteriana se assemelha à igreja católica que, teimosamente, não abre mão de vários erros e principalmente a mariolatria.Não podemos dar a mão à palmatória? Erramos, e  vamos permanecer errando?

Na minha caminhada como esposa de pastor, vejo nas mais variadas igrejas que, alguns irmãos presbíteros e outros líderes pouco sabem sobre o assunto e se arvoram a PROIBIR  que uma pessoa batizada na infância receba a água do batismo,se assim o quiser,na sua pública profissão de fé. Esses líderes darão conta de tal erro contra o Senhor e contra seus filhos. Eles,  pouco estudam a Bíblia, nunca se debruçaram sobre o assunto em questão e se acham no direito de impedir a livre escolha de um recém convertido que foi batizado "PELA Fé DOS PAIS". (Os referidos irmãos me desculpem a sinceridade mas, sou testemunha ocular do pequeno conhecimento que eles tem da Palavra do Senhor. Estes deveriam ter um maior interesse em absorver melhor as Escrituras e não apenas se deixar conduzir por pensamentos de homens).

Deixo bem claro que argumento aqui por livre vontade, sem influência de ninguém,senão da própria Palavra do Senhor. Eu,e somente eu, me coloco aqui indignada com a posição da igreja que não tem coragem de rever esta matéria de SUMA IMPORTÂNCIA. Sei da minha posição hierárquica no Corpo de Cristo. Será que não há um varão influente na cúpula de nossa igreja,corajoso o bastante  para dar início a uma nova discussão à luz da Bússula que nos orienta deixando de lado TRADIÇÕES? Sim, pois, se não é uma ordenança, como não o é, então é apenas tradição.

Só aceito estar enganada no meu parecer se a minha Bblia: "João Ferreira de Almeida, revista e atualizada no Brasil", estiver errada ou incompleta.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a sermos sinceros servos Dele, impregnados pela Verdade, decididos a sofrer por amor à Ele e à Sua vontade Soberana. Sou apenas uma mulher, a menor das menores, mas que quer seguir ao Mestre com idoneidade e assim ensinar aos mais novos na fé.

Vamos fazer um estudo profundo deste assunto em todas as nossas igrejas espalhadas pelo nosso país? Ver se Deus de fato ORDENA este ritual ou quer apenas que apresentemos nossas crianças para serem abençoadas e em futuro promissor, pelo pacto da graça, recebam, POR LIVRE ESCOLHA, a água do batismo?

Que Ele tenha misericórdia de nós e nos ajude. Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário